4 de setembro de 2017


Bancos estão diminuindo taxa de financiamento para a casa própria

Os principais bancos brasileiros baixaram os juros para o financiamento imobiliário. A medida ocorreu depois de o Banco Central reduzir a taxa Selic para 9,25%. As taxas do Sistema de Financiamento de Habitação (SFH) variam entre 9,33% e 11,40%.

O último banco a anunciar a mudança foi o Itaú, que reduziu os juros de 10,5% para 10,1% ao ano. O Bradesco baixou para 11,40%, o Banco do Brasil para 9,74% e o Santander para 9,49%. Porém, as menores taxas continuam sendo as da Caixa Econômica Federal, de 9,33%.

Para a Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, essas mudanças são animadoras para o mercado e estão acontecendo rapidamente. Neste ano, a Selic foi reduzida várias vezes consecutivas, o que permitiu que as instituições financeiras também baixassem as taxas imobiliárias.

Além disso, nos últimos meses entraram mais recursos da poupança. De acordo com norma do Banco Central, os bancos devem aplicar 65% do montante da caderneta no financiamento de imóveis, e em junho ocorreu o primeiro aumento em três anos.