24 de agosto de 2017


Caixa diminui teto do financiamento da casa própria

A partir de agora quem optar pelo financiamento pela tabela SAC (que amortiza a dívida e reduz o valor das prestações ao longo dos anos) terá que dar 20% de entrada para comprar o imóvel. Até então, a Caixa Econômica Federal exigia 10%.

A mudança também valerá para os imóveis inclusos no programa Minha Casa, Minha Vida. Essa regra é válida para os imóveis novos. Para os usados, o percentual de entrada é de 30% desde 2016.

De acordo com a Folha, mais de 90% dos financiamentos já contam com menos de 80% de recursos do banco. Em virtude disso, é de se esperar que a mudança não traga grandes mudanças para o mercado imobiliário. Vale lembrar também que grande parte dos consumidores tem preferido garantir uma maior entrada, diminuindo assim o financiamento.

A Caixa Econômica Federal detém cerca de 70% do financiamento imobiliário do Brasil com R$ 413 bilhões emprestados. Diante disso e da crise, os bancos privados estão abaixando a taxa de juros, para conquistar assim mais clientes.

O crédito imobiliário é um dos menos arriscados do mercado. Em março deste ano, os atrasos acima de 90 dias eram de 1,99% na Caixa e a média do sistema de 1,8%.