16 de dezembro de 2019


Perdizes: uma origem barulhenta no coração de São Paulo

Por: Karol Oliveira
Colaboração: Francisco Grispino

 

Excelente localização na Zona Oeste, Perdizes possui uma enorme infraestrutura e é cercado de opções de lazer, natureza e muita história para contar

 

Se você já andou pelas ruas tranquilas do Parque da Água Branca, localizado na Av. Francisco Matarazzo, em Perdizes, sabe que o lugar é conhecido por abrigar umas das maiores criações de galinhas d’angola, patos, marrecos, galos e pavões da região.

 

Não por acaso, as penosas andam livres pelo parque, dando um clima de fazenda ao lugar. Uma verdadeira homenagem à origem do bairro de Perdizes. Lugar que oferece cursos de montaria para crianças e adultos e diversas opções de lazer para os moradores.

 

Uma ave barulhenta chamada Perdiz

Perdiz é uma ave para lá de barulhenta que era símbolo do bairro. Tudo porque Joaquim Alves Fidelis, estabelecendo residência na região, por volta de 1850, resolveu criar essa espécie de ave. Não por acaso, o nome curioso acabou ficando e a cada vez que alguém se dirigia à região, falava que iria ao quintal das perdizes.

 

Desta forma, nasceu o bairro que atualmente possui um dos IDHs mais expressivos da região, além de ser um dos lugares mais privilegiados da Zona Oeste.

 

Polo cultural, gastronômico e lotado de opções de lazer para a família, o bairro possui mais de 111 mil habitantes apaixonados pela boemia e charme do lugar, além de um IDH elevadíssimo na casa 0,957.

 

O bairro respira e transpira história. Afinal, o lugar é sede de uma das universidades mais conceituadas do Brasil, a (PUC) Pontifícia Universidade de São Paulo e possui um prédio que anteriormente abrigava um antigo convento, lugar onde noviças e freiras ficaram até o final da década de 1920.

 

Clique aqui e encontre o seu imóvel em Perdizes .

 

Avenida Sumaré acabava em um pântano?

Perdizes oferece lugares históricos em abundância, com mais de 30 imóveis tombados para a preservação. Imóveis que em sua maioria foram erguidos na metade do século 19 e ainda estão lá para contar história.

Não por acaso, até o final da década de 1960, existia ali na Avenida Sumaré um pântano e um ribeirão.

Os moradores antigos afirmam que no local havia dois campinhos de várzea que não chegavam aos pés do que hoje é o imponente Allianz Parque, estádio de futebol localizado na Avenida Francisco Matarazzo.

 

Outra curiosidade sobre o bairro é que o lugar possui uma tradição antiga de nomear algumas ruas com nomes indígenas. Turyassu foi a primeira, ainda no final do século 19 e o hábito logo se estendeu para as ruas Traipu, Itapecuru e Caetés, nomeadas em 1916.

 

Depois vieram os nomes de etnias indígenas como Apiacás, Apinajés, Caraíbas, Cotoxó, Cherentes, Cotoxó, Cayowaá, Tucuna e Iperoig.

 

Clique aqui e encontre o seu imóvel em Perdizes .

 

Perdizes oferece agitação e tranquilidade na medida certa

 

Cercado de avenidas e vias importantes, o bairro é um oásis quando o assunto é mobilidade. No melhor dos mundos, Perdizes está localizado próximo às avenidas Paulista, além de ser cortado pelas Avenidas Sumaré e Av. Pacaembu.

 

O bairro é bem assistido também quanto à proximidade da Av. Pompéia, além do acesso mais que facilitado ao Elevado Costa e Silva, o que permite excelente trajeto ao centro da cidade e às Marginais Pinheiros e Tietê.

 

Outro ponto de destaque do bairro é que Perdizes conta com duas estações de metrô na porta. O metrô Palmeiras Barra Funda e o Sumaré. Além disso, existe um projeto da construção da linha laranja, projeto que inicialmente estaria na rua Apinajés.

 

Lazer sob árvores centenárias

Atualmente, à Av. Sumaré é muito utilizada para caminhadas e para a prática de ciclismo, sendo uma ótima opção para oferecer momentos de relaxamento cercados de história.

 

Afinal, quem caminha por lá, faz seus exercícios sob árvores centenárias e observa uma harmonia interessante entre carros, pedestres e ciclistas.

 

Clique aqui  e encontre o seu imóvel em Perdizes .

 

Um coração de estudante em Perdizes

Perdizes traz um coração de estudante no peito. Tudo porque oferece uma boemia marcante com ótimas opções de entretenimento.

 

Dos mais simples aos mais arrumadinhos para jovens ou mais velhos. Os bares, baladas e restaurantes famosos são abundantes. Bebo Sim e o Rei do Hambuguer são boas pedidas para ambos os públicos.

 

Para quem gosta de dançar e é fã do ritmo rockabilly, o The Clock é um ambiente temático incrível.

 

Lugar de mega shows, o Allianz Parque é famoso por ser a versão moderna da casa do Palmeiras e palco de grandes shows, como, por exemplo, o show do ex-Beatle Paul Mccartney, realizado para aproximadamente 45 mil pessoas em 2018.

 

Academias 24 horas, bons supermercados e opções de grandes redes famosas de cafés, sorveterias, padarias, restaurantes italianos, orientais, pizzarias e a exclusividade de possuir um restaurante dedicado exclusivamente a cozinha Tailandesa.

 

Perdizes é família

Colégios consagrados também estão presentes no bairro como, o Pentágono e o Sagrado Coração de Jesus, além de uma unidade do Hospital Israelita Albert Einstein marcam presença na região.

 

Opção para levar a família, o Shopping Bourbon abriga cinemas, restaurantes e lojas, além do Teatro Bradesco.

 

O Parque da Água Branca não poderia deixar de ser citado como o principal parque da região. Além de ser palco de festivais gastronômicos, o Parque possui mais de 80 mil metros quadrados de verde, além de guardar espaços e atividades gostosas para as crianças e idosos.

 

Destaque para o Museu de Geologia e área de leitura infanto-juvenil, além da feira orgânica, que acontece aos finais de semana no lugar.

 

Perdizes é assim: uma alma aconchegante do interior dentro de um eterno coração de estudante.

 

Curtiu? Deseja saber mais?

Clique aqui  e encontre o seu imóvel em Perdizes .

 

Fique de olho no blog e acompanhe a série destrinchando…

 

Veja também:

Cuidado! Moema pode fazer sua cabeça 

O segredo do Tatuapé está no forno

O Tatuapé respira movimento e dorme com os olhos bem abertos

Conheça Pinheiros um dos bairros mais antigos de São Paulo