4 de agosto de 2017


Saiba como surgiu o bairro Aclimação

É isso mesmo. A história da Aclimação, na Zona Sul de São Paulo, surgiu quando o médico Carlos José Botelho, em 1892, adquiriu uma grande extensão de terras cobertas de verde, chamada Sítio Tapanhoim. Sua intenção era reproduzir o Le Jardin D’Acclimatation de Paris. Para isso, o médico destinou espaço para aclimatação e exposição de gado leiteiro importado, atraindo assim o interesse de pecuaristas.

Em 1916, a região já era conhecida como Aclimação. Em 1930, a família Botelho começou a lotear a região, especialmente as áreas próximas ao parque. Aos poucos, as ruas e alamedas foram formadas, desenvolvendo os subdistritos da Aclimação. Em 1939 o bairro foi comprado pelo então prefeito Prestes Mais.

A partir de 1970, a expansão imobiliária fez surgir muitos edifícios no bairro, o que acarretou no aumento da população e do comércio local. Na década seguinte, moradores e defensores do parque mobilizaram-se para tombar o Parque da Aclimação pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico.

Mesmo com todas essas transformações, a Aclimação continua sendo uma região tranquila para morar, próxima ao centro e que está sendo cada vez mais valorizada.