26 de fevereiro de 2021


2021 é o ano de comprar ou investir em imóveis?

Por Andréa Costa

Com a necessidade do isolamento social, os imóveis entraram para a lista de prioridades da população. Principalmente por quem deseja um lugar melhor para viver ou uma opção segura de investimento.

O ano de 2020 trouxe mudanças para a vida de todos. Com o isolamento social e a obrigatoriedade de nos mantermos dentro de nossas casas, fez com que vários conceitos fossem revistos.

Nesse novo normal, o setor imobiliário ganhou destaque, principalmente alavancado pela procura por imóveis maiores e com mais conveniências.

As pessoas foram forçadas a ficar em casa e passaram a reparar mais em seus lares. Após tanta observação, muitos concluíram que a propriedade em que estavam não comportava a demanda de ficar por todo o tempo dentro daquele ambiente.

Seja pelo tamanho ou disposição dos espaços, esses lares se tornaram inadequados para as tarefas da família que deveria permanecer o tempo todo dentro do mesmo lugar.

O principal fator para o aquecimento do setor foi a baixa da Taxa Selic para apenas 2% ao ano. Isso despertou o interesse tanto de quem busca um imóvel para morar como de quem tem interesse em investir neste setor.

No período de agosto de 2019 a agosto de 2020, a Selic sofreu nove quedas seguidas, passando de 6,5% para 2% ao ano. O menor nível histórico da taxa básica de juros permitiu uma redução das taxas cobradas nos financiamentos imobiliários. O crédito pode durar até 30 anos – então, o efeito dos juros é marcante.

Sem contar que a compra de imóveis se tornou um dos investimentos mais seguros do momento. Pois a bolsa de valores não tem sido uma boa opção nos últimos meses.

Aplicar o dinheiro em unidades imobiliárias voltou a figurar entre os principais investimentos, junto a ativos como dólar e ouro.

Vantagens de investir em imóveis

Comprar um imóvel, mesmo que parcelado, é uma das melhores opções para este momento da economia nacional.

Afinal de contas, ainda estamos vivendo sob a luz de incertezas que a pandemia de COVID-19 trouxe para nossas vidas em 2020.

E sem saber até quando estaremos sob essa ótica e nem como ficará a economia a longo prazo é importante que analisemos as opções mais seguras para investir nosso dinheiro.

Neste momento, a melhor forma é sem dúvidas, a compra de imóveis. É uma maneira de materializar o dinheiro em algo palpável, que sempre terá o seu valor ajustado conforme a moeda corrente da nação.

O período de cautela no mercado em geral e a imprevisibilidade do momento acabam por beneficiar os investimentos em imóveis. Estes se tornam mais seguros por não sofrer tanto com a volatilidade deste período.

Mercado de imóveis aquecido 

2021 promete ser ainda melhor para o mercado imobiliário. Segundo especialistas, tende a crescer mais que nos dois anos anteriores, tanto em questão de vendas como o de lançamento de novos empreendimentos.

Há a tendência também de que o mercado se valorize por conta da alta procura por novas unidades. O que pode trazer uma leve alta nos valores de alguns produtos, em determinadas localizações. Mas a maioria dos empreendimentos deve manter seus valores estáveis, o que torna o mercado ainda mais atraente para o consumidor final.

É a hora de comprar um imóvel

O financiamento imobiliário está nitidamente mais fácil de ser conseguido. Porém apesar dessa facilidade é preciso que o comprador tenha certeza de que reúne as condições ideais para comprar um imóvel

Para quem deseja comprar um imóvel, este é o momento mais adequado para adquirir uma nova moradia. Muitos dos novos empreendimentos trazem em seu projeto com espaços mais amplos.

Além disso, as áreas como o Coworking se destacam. Facilitam a rotina dos moradores durante a execução das tarefas. Pois o novo normal é o modelo Home Office que a maioria das empresas foi obrigada a se adaptar.

Ainda devemos passar um tempo dentro das regras estabelecidas para o período de pandemia. E contar com espaços próprios para o trabalho, sem sair de casa se torna cada dia mais primordial para a população.

Outro fator que se destaca é que estes novos empreendimentos tendem a estar em locais cercados por forte comércio e facilidade de acesso ao transporte público. Esses fatores deixam a rotina da família otimizada em todos os sentidos.

Com a taxa Selic a 2%, comprar imóveis para alugar se tornou também uma opção interessante. Uma unidade nesta modalidade tende a render em torno de 4% a 6% por ano. Destravando os investimentos do setor, por haver uma fonte de renda passível interessante nestas propriedades atualmente.

Conheça as melhores opções de residenciais acessando o site da ImovelK. Aqui você fica por dentro dos melhores lançamentos do Brasil.

Descubra os melhores empreendimentos para investir ou morar. Acompanhe as dicas mensais do nosso blog