21 de junho de 2021


Crédito com garantia de Imóvel – conheça

Por Andréa Costa

Modalidade em alta na atualidade, o crédito com garantia de imóvel surge como uma nova opção no mercado.

Crédito com garantia de imóvel é uma modalidade de crédito no qual a garantia de pagamento do empréstimo é um imóvel quitado em nome de quem faz a solicitação. Esse modelo também é conhecido como refinanciamento de imóvel. 

O capital adquirido por meio dessa transação pode ser usado da forma como o cliente desejar. Geralmente é usado para iniciar ou alavancar o seu negócio, trocar dívidas com maiores taxas de juros por uma única mais barata, adquirir um bem ou reformar a casa, entre outras opções. Além disso, esse empréstimo oferece juros baixos, uma vez que o imóvel dado como garantia de pagamento reduz o risco da operação.

Quem deseja realizar o seu sonho e precisa de um aporte financeiro deve pesquisar com cuidado todas as formas de crédito para tornar possível essa empreitada.

Afinal é preciso ter cuidado e ter certeza que a opção escolhida é a mais viável para o seu orçamento, não comprometendo as finanças da família.

Crédito com garantia em alta

Nos últimos anos a procura por crédito com garantia de imóvel cresceu, sendo uma das opções mais escolhidas. Esse tipo de financiamento é a opção para diversas necessidades. E passou também a ser usada para a compra de imóveis, facilitando a aquisição das unidades e trazendo mais comodidade para os financiados.

Crédito com garantia e alienação fiduciária

Para adquirir o crédito com garantia imobiliária é feita o acordo de alienação fiduciária. Uma garantia atribuída pelo devedor (fiduciante), que transfere a propriedade de seu imóvel ao credor (fiduciário), até que pague a dívida. O imóvel é dado em garantia em troca do crédito. Em termos práticos o credor passa a figurar na documentação legal do imóvel (matrícula), mas o devedor mantém o direito de posse direta e usufruto.

Etapas para liberação do crédito

A liberação do crédito, passa por algumas etapas obrigatórias como: 

  • Simulação e solicitação de crédito: Na simulação, você verá qual a melhor condição de crédito (valor, prazo, parcela) e faz uma solicitação de crédito. O valor mínimo de empréstimo é de R$ 30 mil e o máximo de R$ 3 milhões (limitado a 60% do valor do imóvel dados como garantia).
  •  Avaliação financeira: Em seguida seu perfil é estudado a partir de uma análise de crédito rápida e segura. Estando tudo ok, a empresa solicita alguns poucos documentos de comprovação para que o processo de aprovação seja iniciado. Se o interessado for casado(a) ou tiver união estável, pode compor renda com seu cônjuge ou companheiro(a). Se for solteiro(a) pode compor renda com qualquer pessoa, desde que ela também seja solteira.
  •  Avaliação do imóvel: Como a garantia do empréstimo é o seu imóvel, o local para por uma avaliação para que a empresa faça uma análise justa que o valor do crédito seja condizente com o bem, garantindo assim o melhor negócio para ambas as partes. 
  •  Assinatura de Contrato e Registro em cartório: Após a aprovação de todas as etapas acima, a empresa providenciará todos os documentos para assinatura e o registro em cartório (averbação da matrícula), configurando a alienação fiduciária. 
  • Liberação do Crédito: Após a confirmação do registro no cartório, o dinheiro é depositado na conta corrente do beneficiário. 
  • Nas modalidades de crédito imobiliário, dentre elas o CGI, utilizam-se dois tipos de cálculo de parcelas, também chamadas de tabelas. A SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Price (Sistema Francês de Amortização). A principal diferença entre elas é que na Tabela SAC as parcelas são decrescentes ao longo do contrato, e na Tabela Price as parcelas são constantes. O valor total pago ao final do financiamento é sempre o mesmo.

Opção para comprar seu novo imóvel

Se a sua ideia é investir no mercado imobiliário ou apenas adquirir um novo imóvel, o crédito com garantia de imóvel pode ser uma forma de viabilizar o seu sonho. Utilizando a sua casa ou apartamento quitado, você pode conseguir um bom financiamento para a nova aquisição. Tendo em vista que por ser um crédito com garantia, os juros encontrados serão menores do que os praticados nas demais modalidades.

As taxas de juros são mais baixas, os valores de prestação menores, os prazos para pagamentos mais longos. Conheça a Keycash, parceiro do Imovelk em crédito com garantia de imóvel. Para fazer uma simulação acesse.