2 de setembro de 2021
" class="title-post">Crédito com garantia de Imóvel cresce no mês de junho
Crédito com Garantia de imóvel pode ser a solução para você. Operação se tornou uma das melhores opções para quem precisa de dinheiro rápido.
Por Andréa Costa
Depois de um ano marcado pelos reveses causados pela pandemia, o brasileiro vem procurando formas para solucionar os problemas financeiros de todo este período.
Como forma de levantar uma quantia de dinheiro de forma rápida e a juros menores muitas pessoas optaram pelo Crédito com garantia de Imóvel.
Esta é uma das modalidades que mais cresceu nos últimos meses, sendo muito procurada por quem precisa colocar a vida financeira, seja pessoal ou da sua empresa em ordem.
O cenário do último ano deixou claro a necessidade de cuidarmos da vida financeira de maneira assertiva. Porém neste período até mesmo quem tinha as finanças controladas passou por intempéries que forçaram a tomada de medidas emergenciais.
A escolha do crédito ideal
Com as taxas altas de juros praticadas por itens como cartão de crédito e cheque especial, o Crédito com Garantia de Imóvel (CGI), tornou-se a solução para boa parte dos brasileiros.
Para essa modalidade de crédito é preciso um imóvel quitado para ser usado como garantia para a transação.
Seus benefícios para quem contrata são muitos:
- As taxas de juros são mais baixas, quando comparada às outras linhas de crédito pessoal;
- O montante de crédito liberado está relacionado ao valor do imóvel usado como garantia, e pode ser de até 60% do valor de mercado desse imóvel;
- O prazo para pagamento é longo, podendo chegar a até 20 anos, o que permite um melhor planejamento financeiro para quem o contrata;
- Prazo de pagamento maior, com parcelas mais baixas, tornando o crédito mais acessível, comprometendo menos a renda do contratante.
Crédito com Garantia de Imóvel é modalidade em alta no mercado
Segundo a Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) a concessão de empréstimos com garantia de imóvel cresceu 25% em 2020.
As operações somaram R$4,1 bilhões em 2020, contra R$3,3 bilhões em 2019.
Crédito com garantia tem uso diversificado
O crédito com garantia de imóvel oferece liberdade e facilidade ao interessado, pois permite o uso de uma conquista já alcançada para a realização de um sonho futuro.
Além disso, por ser uma modalidade que utiliza o imóvel próprio como garantia, pode oferecer melhores condições entre as linhas e produtos de empréstimo para uso do recurso sem destinação específica
Com o crédito em mãos é possível, resolver diversas pendências ou, por exemplo, trocar dívidas com taxas de juros maiores, como por exemplo, o crédito consignado, o cartão de crédito, ou o cheque especial, pelo CGI que oferece uma taxa de juros menor.
O Crédito com garantia de imóvel também tem a possibilidade de ser usado para a reforma de imóveis ou até mesmo para a aquisição de uma nova unidade, sendo usado como valor inicial para o negócio.
É uma modalidade que se encaixa perfeitamente no momento da economia nacional. Pois proporciona um empréstimo com pagamento a longo prazo, com taxas menores de empréstimo de forma rápida. Além disso oferece menores custos financeiros praticados pelo mercado.
Diferenças entre CGI e Hipoteca
Muitas pessoas confundem o Crédito com Garantia de Imóvel e a Hipoteca. Porém a diferença entre eles começa pela posse do imóvel. Embora o bem seja usado como garantia ao pagamento da dívida em ambas as modalidades, a condução do processo acordado é bastante distinta entre CGI e Hipoteca.
Na hipoteca, a unidade imobiliária só deixará de estar em nome do seu antigo dono por via judicial. Se ele não for capaz de saldar o débito e acabar inadimplente. Já no CGI, o contrato já começa com a transferência de propriedade. E ficará sob posse do banco ou instituição em alienação fiduciária, até que a dívida seja paga.
Quando solicitar crédito
Solicitar crédito deve ser uma prática analisada com calma. Para que a escolha da modalidade seja a mais viável e correta para quem precisa.
Estude qual a melhor proposta baseada em taxa de juros. Valor total do crédito e Custo Efetivo Total, que nada mais é do que a soma dos tributos, tarifas e registros de cada empresa.
As taxas de juros são mais baixas, os valores de prestação menores, os prazos para pagamentos mais longos. Conheça a Keycash, parceiro do Imovelk em crédito com garantia de imóvel. Para fazer uma simulação acesse.
Quinzenalmente você encontra as melhores informações sobre o mercado imobiliário aqui no nosso blog.