2 de julho de 2021


Crédito com garantia de Imóvel cresce no mês de junho

Crédito com Garantia de imóvel pode ser a solução para você. Operação se tornou uma das melhores opções para quem precisa de dinheiro rápido.

Por Andréa Costa

Depois de um ano marcado pelos reveses causados pela pandemia, o brasileiro vem procurando formas para solucionar os problemas financeiros de todo este período.

Como forma de levantar uma quantia de dinheiro de forma rápida e a juros menores muitas pessoas optaram pelo Crédito com garantia de Imóvel.

Esta é uma das modalidades que mais cresceu nos últimos meses, sendo muito procurada por quem precisa colocar a vida financeira, seja pessoal ou da sua empresa em ordem. 

 

O cenário do último ano deixou claro a necessidade de cuidarmos da vida financeira de maneira assertiva. Porém neste período até mesmo quem tinha as finanças controladas passou por intempéries que forçaram a tomada de medidas emergenciais.

A escolha do crédito ideal

Com as taxas altas de juros praticadas por itens como cartão de crédito e cheque especial, o Crédito com Garantia de Imóvel (CGI), tornou-se a solução para boa parte dos brasileiros.

Para essa modalidade de crédito é preciso um imóvel quitado para ser usado como garantia para a transação.

Seus benefícios para quem contrata são muitos:

 

  • As taxas de juros são mais baixas, quando comparada às outras linhas de crédito pessoal;

 

  • O montante de crédito liberado está relacionado ao valor do imóvel usado como garantia, e pode ser de até 60% do valor de mercado desse imóvel;

 

  • O prazo para pagamento é longo, podendo chegar a até 20 anos, o que permite um melhor planejamento financeiro para quem o contrata;

 

  • Prazo de pagamento maior, com parcelas mais baixas, tornando o crédito mais acessível, comprometendo menos a renda do contratante. 

Crédito com Garantia de Imóvel é modalidade em alta no mercado

Segundo a Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) a concessão de empréstimos com garantia de imóvel cresceu 25% em 2020. 

As operações somaram R$4,1 bilhões em 2020, contra R$3,3 bilhões em 2019. 

Crédito com garantia tem uso diversificado 

O crédito com garantia de imóvel oferece liberdade e facilidade ao interessado, pois permite o uso de uma conquista já alcançada para a realização de um sonho futuro. 

Além disso, por ser uma modalidade que utiliza o imóvel próprio como garantia, pode oferecer melhores condições entre as linhas e produtos de empréstimo para uso do recurso sem destinação específica

Com o crédito em mãos é possível, resolver diversas pendências ou, por exemplo, trocar dívidas com taxas de juros maiores, como por exemplo, o crédito consignado, o cartão de crédito, ou o cheque especial, pelo CGI que oferece uma taxa de juros menor. 

O Crédito com garantia de imóvel também tem a possibilidade de ser usado para a reforma de imóveis ou até mesmo para a aquisição de uma nova unidade, sendo usado como valor inicial para o negócio.

É uma modalidade que se encaixa perfeitamente no momento da economia nacional. Pois proporciona um empréstimo com pagamento a longo prazo, com taxas menores de empréstimo de forma rápida. Além disso oferece menores custos financeiros praticados pelo mercado.

Diferenças entre CGI e Hipoteca

Muitas pessoas confundem o Crédito com Garantia de Imóvel e a Hipoteca. Porém a diferença entre eles começa pela posse do imóvel. Embora o bem seja usado como garantia ao pagamento da dívida em ambas as modalidades, a condução do processo acordado é bastante distinta entre CGI e Hipoteca.

Na hipoteca, a unidade imobiliária só deixará de estar em nome do seu antigo dono por via judicial. Se ele não for capaz de saldar o débito e acabar inadimplente. Já no CGI, o contrato  já começa com a transferência de propriedade. E ficará sob posse do banco ou instituição em alienação fiduciária, até que a dívida seja paga.

Quando solicitar crédito

Solicitar crédito deve ser uma prática analisada com calma. Para que a escolha da modalidade seja a mais viável e correta para quem precisa.

Estude qual a melhor proposta baseada em taxa de juros. Valor total do crédito e Custo Efetivo Total, que nada mais é do que a soma dos tributos, tarifas e registros de cada empresa. 

As taxas de juros são mais baixas, os valores de prestação menores, os prazos para pagamentos mais longos. Conheça a Keycash, parceiro do Imovelk em crédito com garantia de imóvel. Para fazer uma simulação acesse.

Quinzenalmente você encontra as melhores informações sobre o mercado imobiliário aqui no nosso blog.