3 de maio de 2021


Financiamentos imobiliários devem crescer em 2021

Por Andréa Costa

A expectativa do mercado é que os financiamentos cheguem a R$157bilhões em 2021. A alta da Selic pode trazer mudanças nos valores já no ano que vem.

Os financiamentos continuam sendo a melhor opção para a compra de casas e apartamentos e 2021 será um ano de bons negócios para o setor imobiliário. 

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) a expectativa é que o montante financiado chegue a R$157 bilhões este ano – um aumento de 27% em relação a 2020.

Mesmo com o aumento da Selic na segunda metade do mês de março de 2% para 2,75% ao ano deve mudar o cenário de financiamentos de 2021. Para os especialistas, este é o momento certo para financiar um imóvel, pois a partir de 2022 as taxas devem voltar ao patamar de 2 dígitos, pois a curva de juros aponta para um aumento gradativo até os primeiros meses do ano que vem.

Segundo a presidente da Abecip, Cristiane Portella, o aumento da Selic este ano traz uma taxa maior de juros, mas nada comparada a 2017, quando eram de 11%. Atualmente, as taxas são de 6,8%.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), foram comercializadas 119.911 unidades, um número 26,1% superior a 2019 e, segundo o seu presidente, Luiz Antonio França, o setor tende a crescer enquanto as taxas estiverem abaixo dos dois dígitos.

Esse movimento se dá  graças aos novos projetos surgidos no último ano, com espaços maiores, itens de lazer diferenciados e salas de Coworking para Home Office colaboraram para um maior interesse da população por estes lançamentos.

Taxa de juros é interessante ao consumidor

O aumento dos financiamentos se deve e muito pela taxa de juros praticada pelos bancos, que está em torno de 6%, por conta do atual valor da Selic, ainda na casa dos 2%. 

A presidente da Abecip afirma que esse movimento está ligado ao período de financiamento, que em geral dura 30 anos e o valor baixo dos juros atrai os interessados em adquirir um imóvel próprio, tendo olhares voltados até mesmo para unidades com maior metragem. 

Também por conta da pandemia e do aumento das atividades em home office, o mercado viu crescer também o interesse por espaços fora dos centros urbanos, ou que ofereçam qualidade de vida superior a seus moradores.

Financiamentos e as taxas de juros aplicadas no mercado

O mercado oferece aos brasileiros diversas opções de financiamento, com correção pelo IPCA, taxas pré-fixadas, fixas ou pelos índices da poupança.

E, apesar do financiamento ser uma das linhas de crédito mais afetadas pelo aumento da Selic, esta linha de crédito deve se manter ainda como tendência para os consumidores nos próximos meses de 2021.

Com todos os detalhes que o mercado traça para os próximos meses em relação aos financiamentos, o consumidor deve ficar atento às condições propostas Uma ótima dica é sempre comparar as taxas aplicadas pelos bancos que oferecem essa modalidade e analisar quais as opções mais indicadas ao seu interesse.

Há de se levar em conta que os valores podem sofrer alterações, conforme o relacionamento do interessado com o banco, se já é cliente da instituição e quais as vantagens que este fato pode trazer no ato do fechamento do negócio.

Veja um comparativo das taxas e como cada uma delas pode se encaixar no seu planejamento financeiro. 

financiamentos imobiliários comparativo
Financiamentos e seu futuro

Sandro Gamba, diretor de negócios imobiliários do Santander Brasil, afirma que os juros baixos ainda estimulam o mercado de compra e venda e os investimentos ligados ao setor imobiliário.

Segundo o diretor, a cada 1% de redução da taxa de juros, a capacidade de comprovação de renda do cliente aumenta 10%, adicionando mais clientes ao mercado.

E mesmo com a expectativa em torno do aumento dos juros, o executivo aconselha que se você já encontrou o imóvel de seu desejo e tem condições de embarcar nesta jornada, este é o momento ideal para entrar em um financiamento.

Analise as possibilidades, pesquise o imóvel que mais se encaixa no seu estilo de vida aqui no portal ImovelK. Em nossas páginas você encontra as melhores opções de residenciais que se encaixam nas mais diversas linhas de financiamento existentes. Com certeza você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos aqui

O mercado imobiliário cresce e traz novidades todos os dias. Acompanhe as tendências atuais e muito mais sobre o mercado imobiliário quinzenalmente em nosso blog, acesse