30 de setembro de 2021
" class="title-post">Horta vertical em espaços pequenos
Traga mais vida e sabor para dentro do seu apê criando uma horta vertical
Por Andréa Costa
Quem tem o privilégio de contar com um terraço ou varanda no apartamento muitas vezes fica na dúvida de como aproveitar o espaço. Afinal, é preciso pensar bem como deixar o ambiente aconchegante e usual, sem que aquilo se torne uma dor de cabeça.
Uma das possibilidades mais usadas no momento é a criação de uma horta vertical. Essa técnica de jardinagem traz um pouco da natureza para dentro dos apartamentos e ainda oferece temperos fresquinhos para o dia a dia.
Além de trazer benefícios para a nossa alimentação, ter uma horta vertical em casa também traz mais beleza para o ambiente, reduz a temperatura interna e proporciona um espaço mais acolhedor e fresco. Um espaço de tranquilidade dentro do nosso cenário urbano tão cinza.
Horta vertical – como fazer
Queridinha do momento, a horta vertical não é difícil de ser implantada e com as técnicas de jardinagem corretas é possível utilizar de recursos para que as plantas cresçam e se desenvolvam conforme o espaço disponível.
A maneira mais comum de colocar a horta em prática é usando tábuas de madeira ou palets como base para pendurar seus vasinhos.
Horta vertical – siga as dicas
A melhor forma de colocar as mudas é percebendo qual a necessidade de água diária de cada uma. As que precisam de menos aguagem devem ser colocadas na parte superior da horta, assim você evita que elas recebam mais do que precisam para se desenvolver.
Essa disposição das plantas também ajuda as que precisam de mais água, pois recebem o líquido que escoa das de cima.
Opte por plantas que depois da colheita voltem a brotar.Colha sempre cortando com uma tesoura e mantenha o miolo inteiro para que ela volte a crescer.
Dê preferência para adubos orgânicos, pois são melhores para a saúde e as plantas;
Os melhores períodos para regar são as primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora rapidamente. Regar à noite também não é indicado porque a absorção é menor e as folhas demoram a secar;
É preciso avaliar as condições do solo e do dia. Esses fatores podem levar ao excesso ou à falta de água. É fundamental que o solo esteja sempre úmido, porém nunca encharcado. Mexa a terra com o dedo ou alguma ferramenta e observe se ela está seca ou úmida Se estiver úmida, regue no outro dia;
Pragas em hortas caseiras podem ser combatidas de maneira bem simples e com produtos orgânicos. Evite venenos industrializados;
É importante retirar folhas secas e verificar a condição das plantas sempre que puder. Quanto maior atenção e interação com as plantas, melhor seu desenvolvimento e vigor.
Atividade em família
Aproveite a nova atividade e chame as crianças para participar. Os pequenos amam a sensação de estar com as mãos na terra, em contato com a natureza.
A atividade também é aliada das crianças na prática da paciência, estimula a responsabilidade e incentiva o cuidado da natureza, além de trabalhar a motricidade e a percepção do espaço, do corpo e da vida.
A horta vertical será uma atividade diária em família, que vai trazer uma nova forma de conexão com as crianças, estimulando um estilo de vida diferenciado para todos. Aproveite cada momento e divirta-se com os pequenos.
Procurando um novo lugar para morar? Aqui no portal ImovelK você acessa as melhores opções de residenciais. Pesquise e encontre o ideal para você
Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Quinzenalmente você encontra novas dicas sobre em nosso blog, acesse