17 de setembro de 2021


" class="title-post">Mercadinho no condomínio – A nova tendência

Ter um mercadinho no condomínio residencial facilita o dia a dia do morador e vira tendência nos últimos meses

Por Andréa Costa

Deixar a nossa vida mais fácil tornou- se uma das marcas do mercado imobiliário durante o período de pandemia. Com todas as dificuldades passadas, muitas ideias surgiram e possibilitaram mais comodidade para o nosso dia a dia.

Uma das facilidades que mais agradou, com certeza, é a construção de espaços de mini markets dentro dos residenciais. O modelo traz mais comodidade e praticidade para o morador, principalmente na hora em que o ingrediente principal acaba: é só descer e adquirir o produto, sem precisar se deslocar até algum supermercado da região.

Mercadinhos – uma idéia não tão nova

Os espaços de compras dentro dos residenciais já vem sendo utilizado há algum tempo, por trazer praticidade para o dia a dia dos moradores. Mas durante a pandemia a sua instalação e inclusão nos novos projetos tornou- se constante. 

Não só pela sua praticidade, mas pela segurança, pois o morador não precisa enfrentar a aglomeração de mercados convencionais em tempos de distanciamento social. E também pela facilidade de comprar aquele produto que se precisa na última hora.

O que encontramos no mercadinho do condomínio?

A ideia dos mercadinhos dentro dos condomínios é oferecer praticidade para seus moradores. Em suas gôndolas o usuário encontra produtos que variam de higiene pessoal, produtos de limpeza a alimentos de uso diário e bebidas diversas.

Os produtos variam conforme os hábitos e a procura dos moradores. Em alguns desses pontos é possível encontrar comida congelada, salgadinhos e até mesmo itens para churrasco. Tudo é analisado e colocado à venda pelas empresas administradoras conforme a demanda de cada local.

Essa análise é feita com a ajuda de sistemas de inteligência artificial, que identificam a satisfação do cliente e qual a real demanda do local de atendimento, possibilitando uma maior variedade de determinados produtos.

Mercadinho em condomínio e o “honest market”

A maioria dos mercadinhos em condomínios trabalha no sistema “honest market”, sem funcionários e com a facilidade de poder operar 24 horas por dia. Os condôminos fazem as suas compras e realizam o pagamento sem supervisão, a qualquer hora do dia e da semana. A compra é feita através de totens de leitura de códigos e o pagamento por cartão de crédito. A única fiscalização é feita pelas câmeras de segurança instaladas no local de compra.

Mercadinhos com tecnologia de ponta

A tecnologia é uma excelente aliada do sistema de mercadinho em condomínio, que disponibiliza aplicativos que permitem aos moradores a verificação dos estoques. Também é possível fazer compras online, com retirada no ponto físico. 

A tecnologia também auxilia na venda de bebidas alcoólicas, pois para realizar a compra desses itens o morador deve confirmar sua identidade, certificando a maioridade, o que evita que menores comprem esse produto.

Mercadinhos com premiação

O Sistema  “honest market” oferece sistemas de pontuação que premiam os condomínios mais honestos da rede de mercados, segundo o relatório que aponta os índices de honestidade de cada condomínio.

Para receber os prêmios é preciso estar entre os melhores índices, que são analisados através de um manual de boas condutas que o síndico recebe no início do funcionamento do mercadinho.

Instale um mercadinho no seu condomínio

Se o seu condomínio ainda não conta com um mercadinho à disposição, confira agora o passo a passo para você trazer essa facilidade para dentro do seu residencial.

Discuta a possibilidade com o restante dos condôminos para que a maioria esteja de acordo com a implementação do serviço.

 Após a aprovação, o síndico deve pesquisar e consultar empresas ou startups do setor para escolher o melhor serviço.

Com as propostas em mãos, o síndico traz as melhores opções para análise de todos os condôminos, que deve definir o melhor para todos.

Após a escolha, o condomínio realiza os processos de instalação solicitados pela prestadora de serviços, desde a documentação até a escolha do melhor espaço para a instalação do mercadinho.

Cada condomínio tem suas características particulares e, a partir de uma análise prévia, a empresa contratada decide qual melhor formato para o local e define, em contrato, quais são as suas responsabilidades quanto à manutenção do mercadinho. 

O mercadinho de condomínio é uma ótima opção para os moradores e acaba por valorizar o empreendimento como um todo, já que muitas pessoas analisam se esta facilidade está disponível antes de comprar ou alugar um imóvel. Vale a pena o investimento em todos os sentidos.

Procurando um novo lugar para morar que lhe ofereça muitas facilidades? Aqui no portal ImovelK você acessa as melhores opções de residenciais para todos os gostos e estilos de vida. Pesquise e encontre o ideal para você

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Quinzenalmente você encontra novas dicas sobre em nosso blog, acesse