29 de junho de 2020


O que é e como funciona o ITBI?

Por Juliana Mara 

 

Entenda o que significa ITBI,  para que serve e como é pago o imposto considerado o mais importante durante a aquisição de um imóvel.

 

O ITBI  – Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis é um imposto municipal  que precisa ser pago sempre que ocorre uma venda ou transferência de um imóvel, para que  a escritura seja lavrada.

 O pagamento desse imposto  garante  que todos os registros necessários sejam realizados nos órgãos competentes, além de facilitar a transferências burocráticas dos imóveis. 

Este imposto específico serve para que o comprador possa regularizar o imóvel e ter acesso à infraestrutura municipal e  benefícios para  cidadão  como saneamento, iluminação, coleta de lixo,  asfalto, conservação de parques e vias, etc.

 

Quem deve pagar? 

 

De modo geral, o comprador fica responsável pelo  pagamento do imposto, porém nada impede que seja negociado entre as partes.  

Seja como for, o imposto é cobrado só em casos de transferências de imóveis envolvendo pessoas vivas, prevista no Inciso II do Artigo 156 da Constituição Federal: 

 “Compete aos Municípios instituir impostos sobre (…) transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição”.

No entanto, para casos de falecimento ou doação, é cobrado o Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação, também chamado de ITCMD.

 

Como é calculado o ITBI? 

 

Ao calcular a incidência do ITBI, alguns fatores  deverão ser  considerados. A base de cálculo da transação é igual ao valor venal de referência calculado pela prefeitura ou o valor da transferência,  que for maior

Ou seja, se o imóvel estiver avaliado no mercado com um valor comercial menor do que o venal, a base será o valor venal. Já se o valor comercial for superior, a base muda e passa a ser o preço de mercado. Essa regra aplicada para  todos os estados do Brasil.

 

Valor Venal x Valor de Mercado

 

Uma dúvida muito comum que surge quando se faz o cálculo do ITBI é a diferença entre valor venal e valor de mercado do Imóvel. 

O valor venal, obedece a fatores específicos analisadas pelo Poder Público como: a área do imóvel, localização do bem,  idade do imóvel, características como melhorias que agregaram valor ao  imóvel.

Já o valor de mercado, (ou valor real do bem), que é o seu valor estimado no mercado, pelo qual ele pode ser negociado e vendido.

Sendo assim, veja um exemplo do cálculo do ITBI, na prática:

Vamos supor que o imóvel possua valor venal de 300 mil reais e alíquota de 5%, a título de ITBI. A partir disso, sabemos que ao menos 15 mil reais seriam destinados a esse imposto.

Mais imóveis para morar ou investir em www.imovelk.com.br

Descubra os melhores bairros para morar em www.imovelk.com.br/blog