31 de maio de 2021


Plano Diretor de São Paulo passa por revisão

Plano diretor terá foco nas atribuições para andamento da cidade no pós-pandemia

Por Andréa Costa  Fonte: Estadão

O Plano Diretor da cidade de São Paulo vem passando por estudos para a melhoria de algumas áreas. Isso ocorre para que a Prefeitura do município possa se reorganizar para as ações a serem colocadas em prática após a pandemia de Covid-19.

Duas equipes, uma interna e outra de professores da USP, estão focadas em diagnosticar o que precisa ser calibrado. Isso colaborará para que o Plano Diretor deixe a cidade encaminhada para lidar com o pós-pandemia e outras futuras epidemias. 

A lei, que determina as regras e os incentivos de desenvolvimento urbano, passará por revisão ao longo deste ano para ser enviada pela atual gestão à Câmara de Vereadores até dezembro.

Plano Diretor terá “Revisão Pontual”

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Urbanismo e Licenciamento, Cesar Azevedo, disse que a revisão será pontual. Focada no aperfeiçoamento de dispositivos que travaram ou não saíram do papel neste período: “Queremos pegar pontos específicos que merecem ser melhorados para torná-los mais efetivos.”

O processo de revisão está dividido em cinco eixos: instrumentos de política urbana, meio ambiente, mobilidade urbana, habitação e desenvolvimento econômico e social.

Monitoramento de técnicos do Município publicado em dezembro é enfático. Aponta que é preciso haver “maior enfoque em aspectos de mudanças climáticas, redução de emissão de carbono e protagonismo do desenvolvimento local”, por exemplo.

“Precisamos preparar a cidade para eventuais novas pandemias. Essa discussão não é só em São Paulo, é no mundo inteiro”, diz Azevedo. “A pandemia torna urgente a reflexão sobre os aspectos de planejamento das cidades, além de ações imediatas. Ela impõe desde já aos gestores públicos a responsabilidade de repensar a dimensão urbana da crise. As questões sanitárias ganharam importância como nunca antes vimos nos debates sobre o futuro da cidade”, afirma.

Setor habitacional entre os principais

Entre os principais pontos discutidos no Plano Diretor está o problema com o déficit habitacional. O tema ficou ainda mais evidente nos últimos meses, com a necessidade do isolamento social. 

A diminuição da renda familiar fez com que muitas famílias perdessem o poder aquisitivo e consequentemente ficassem impossibilitadas de custear o aluguel de suas moradias.

O lockdown também prejudicou o setor de imóveis comerciais, pois criou-se um novo modelo de trabalho. O home office causou a desocupação de parte dos imóveis deste segmento, especialmente de áreas centrais, tanto em escritórios como em pequenos comércios que se mantinham por conta das empresas localizadas em seu entorno.

Mercado aquecido 

Mesmo em meio aos sintomas da crise gerada pela pandemia, o mercado imobiliário apresenta crescimento e as incorporadoras demonstram otimismo em relação aos próximos meses para o setor.

Nos últimos meses muitos empreendimentos foram lançados, englobando os mais diversos públicos, com opções interessantes para cada interesse.

Imóveis incluídos no programa Casa Verde Amarela do governo federal ganharam destaque por conta de taxas gratuitas como registro e ITBI. Esse fato anima os compradores a realizar o sonho de adquirir seu imóvel próprio, mesmo em torno das incertezas do mercado.

As incorporadoras pretendem investir também em torres híbridas, com unidades residenciais e salas comerciais, muitas delas voltadas para empresas da área de saúde, como clínicas e consultórios médicos ou odontológicos.

Destaque do momento

Os empreendimentos que mais se destacam neste momento são os projetos de alto padrão, com unidades amplas e repletas de itens de lazer e conveniências. São voltados para um público que prioriza qualidade e conforto em suas aquisições.

Em nossas páginas você encontra as melhores opções de residenciais do Brasil. Temos um portfólio que se encaixa no seu maior desejo. Com certeza você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos aqui. 

O mercado imobiliário muda todos os dias e esses próximos meses serão de muitas novidades. Acompanhe as tendências atuais e muito mais sobre o mercado imobiliário quinzenalmente em nosso blog, acesse