4 de agosto de 2017


Queda dos juros incentiva mercado imobiliário

No dia 26 de julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central baixou os juros básicos de 10,25% para 9,25% ao ano, sendo que esse foi o 7º corte seguido da Selic. Desde 2013, os juros não ficavam a um patamar abaixo de 10%. O boletim Focus de julho também previu taxa Selic de 8% para os próximos dois anos.

Alguns setores já reagiram às projeções. No Santander, por exemplo, a taxa praticada no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é de 9,49% e é válida para imóveis usados de 90 000 a 950 000 reais, em São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Além disso, o banco está lançando uma plataforma online, onde os clientes podem simular, aprovar crédito e até enviar documentos pelo celular ou computador. Dessa forma, a expectativa é que o tempo para contratar esse tipo de financiamento diminua de 60 para 30 dias.

Outros bancos já vêm abaixando as taxas, acompanhando a recuperação da economia. Para quem pensa em comprar um imóvel, esse pode ser um momento favorável, já que os juros estão mais baixos que nos últimos anos e os preços dos produtos continuam estagnados.