25 de agosto de 2021


Retomada do Trabalho Presencial Pós Pandemia

As restrições estão diminuindo e com isso a retomada ao trabalho presencial é uma realidade cada dia mais próxima

Por Andréa Costa

A retomada ao trabalho presencial está próxima.

O trabalho presencial em escritórios foi uma das primeiras atividades a sofrerem com o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19.

Desde então, as reuniões, os cafezinhos e o contato físico foram substituídos pelos meetings, áudios e vídeos em aplicativos de conversas.

Mas o tempo de distanciamento total está ficando com os dias contados e a previsão do Governo Federal de que toda a população brasileira, acima dos 18 anos de idade, estará vacinada até o mês de dezembro de 2021, o retorno ao ambiente físico se torna cada dia mais possível.

Obviamente, que ainda com muitos cuidados sanitários, diversas empresas começam a estudar estratégias e possibilidades para um retorno seguro de suas equipes dentro do ambiente físico.

Este novo modelo de trabalho ainda deve seguir as principais regras de combate ao vírus, com ambientes arejados e limpos constantemente, uso de máscara e álcool gel e distanciamento entre as mesas de seus colaboradores.

Se a sua empresa ainda não voltou e está começando a analisar as possibilidades, leia este texto até o final e conheça algumas boas dicas para que este retorno ao trabalho seja produtivo e seguro para você e para todos que estão à sua volta, seja no trabalho ou em casa.

Retomada depende de conversa

Por mais que a empresa tenha em mente que todos os protocolos serão seguidos à risca, nada melhor do que expor as ideias para que a equipe participe desta decisão de retorno. Esse cuidado com o ser humano passa principalmente pela análise dos grupos familiares e quais as necessidades de continuar em isolamento que cada pessoa tem.

Retomada com protocolos 

Cada empresa tem a sua forma de trabalho e por isso mesmo é preciso que cada uma tenha em mente a necessidade de estruturar a volta conforme seu o ritmo, respeitando as necessidades deste momento.

Com todos os protocolos já conhecidos, o Ministério Público do Trabalho pediu, entre outras coisas, para que as empresas organizassem o processo de trabalho para aumentar a distância entre as pessoas.

A partir desta recomendação há a necessidade de analisar o espaço disponível e a quantidade de colaboradores, para que todos mantenham o distanciamento necessário de forma a preservar a saúde e a integridade de todos. Uma boa opção é flexibilizar as jornadas de trabalho, dividindo a equipe por turnos e priorizando o retorno daqueles que possuem veículo próprio. Colaboradores que fazem parte do grupo de risco devem permanecer na modalidade de home office, diminuindo o risco de contaminação.

É bom lembrar que as empresas que não adotarem os novos regulamentos estão sujeitas à fiscalização, além de exporem seus colaboradores ao risco de contrair a covid-19.

Comunicação é a chave

Mantenha o hábito de se comunicar constantemente com a equipe, assim como foi no período Home Office. O indicado é manter o distanciamento, com reuniões em espaços abertos e, preferencialmente por videoconferência.

Retomada com muita conversa

É essencial que haja um cuidado especial com o sentimento que o colaborador tem sobre o retorno às atividades presenciais. É fundamental que a empresa transmita segurança para toda a equipe, seguindo todas as medidas sanitárias necessárias para o retorno.

Registre todas as medidas

Para se resguardar de possíveis fiscalizações e denúncias é indicado que cada empresa mantenha arquivado um documento descritivo com todas as suas ações e medidas tomadas para proteger a segurança das pessoas na empresa nesta reabertura após a quarentena. É uma forma de se resguardar legalmente e comprovar todos as medidas tomadas neste momento.

Retomada consciente

Faça um trabalho de orientação com seus colaboradores sobre as medidas preventivas contra o coronavírus, tanto dentro do ambiente de trabalho, como fora dele. 

Medidas necessárias

Há uma lista de medidas que devemos tomar para que o ambiente fique seguro e as medidas sejam entendidas com facilidade por todos os integrantes da equipe. Veja quais são:

  • Adesivos de piso com indicação do distanciamento entre pessoas nos elevadores, recepções e portas de entrada;
  • Álcool em gel para mãos disponíveis para uso, espalhados por todo o perímetro da empresa, principalmente em locais de grande circulação;
  • Ter um distanciamento de cerca de 1,80m entre as pessoas em locais como refeitório, mesa de trabalho e salas de reunião;
  • Banheiros com uma rotina de limpeza redobrada ao longo do dia;
  • Divisórias retráteis;
  • Kit de Materiais para recepcionar os colaboradores, como máscaras, canecas/copos individuais, etc.

Prevenção e cuidados que salvam

Mesmo com o retorno, continue seguindo à risca as boas práticas de saúde para o momento. Mantenha a higiene, use máscara, lave as mãos e use álcool gel sempre que necessário. E claro, distanciamento social, mesmo que volte ao trabalho presencial, ainda é uma necessidade. 

Cada um fazendo a sua parte poderemos aos poucos retomar nossas atividades com segurança e sem medo de contaminação.

O ImovelK é um portal voltado para o mercado imobiliário e que oferece as melhores opções de empreendimentos em diversas cidades do Brasil. Confira.

Quinzenalmente você pode ler novos textos em nosso blog, acompanhe.