29 de janeiro de 2021


Selic baixa facilita compra de imóveis

Por Andréa Costa

Baixa da Taxa Selic para 2%, traz melhores oportunidades de financiamento imobiliário e possibilita a realização da compra da casa própria

 

Comprar um imóvel se tornou mais fácil nos últimos meses, afinal com a Selic a apenas 2% os juros dos imóveis estão mais atrativos aos compradores.

Este é o melhor momento para aquisição de um imóvel financiado nos últimos anos.

Com a baixa da taxa Selic nos últimos meses, o poder de compra do consumidor no mercado imobiliário ganhou novo fôlego. 

O mercado reaqueceu em 25% no último trimestre. Este fator favorece a vida de quem sonha em financiar as parcelas para a aquisição do seu tão sonhado imóvel.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em  outubro de 2020 o número saltou 67,9%. 

Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), reforçam que o crédito para a aquisição de imóveis subiu 60% no ano de 2020, chegando ao valor expressivo de R$ 93,9 bilhões.

Boa parte deste valor foi liberado para a compra de novas unidades, lançadas durante o ano.

Segundo o último relatório de 2020, o resultado superou a marca do mês anterior e estabeleceu nova marca recorde dos indicadores desde maio de 2014.

Conheça a Selic

A Taxa Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É a taxa básica de juros do país.

Estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), este índice pauta todas as taxas cobradas pelos bancos em território nacional, É utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos, incluindo os financiamentos imobiliários.

A Selic pode ser variável, conforme o momento que a economia passa. A taxa é usada como alternativa para frear a inflação, passando quando aumenta seu valor.

Com juros altos, o poder de compra diminui, obrigando assim o mercado a reajustar seus preços para baixo.

A Selic pode ser usada para o reaquecimento do mercado nacional. Seu valor baixo aquece o mercado, como vemos atualmente. 

Caso o investimento seja em imóveis, a rentabilidade do negócio vai depender do tipo de apartamento ou casa escolhida, valor investido e localização. 

Fatores que tem determinante alta na hora da venda ou locação destas unidades.

Financiamento e Selic

Financiamentos são operações financeiras de longo prazo e que envolvem reajustes anuais em alguns casos.

Por isso é preciso ficar de olho no valor das taxas para não ser pego de surpresa quanto aos reajustes.

A Selic contribui para a retomada da economia e por isso o governo tende a baixá-las em períodos críticos, como o que estamos passando desde o começo de 2020.

Com a Selic a 2%, as condições de financiamento tornaram-se mais vantajosas ao comprador.  As instituições financeiras baixam as suas taxas de juros, tornando essa operação menos arriscada para o consumidor final.

Taxa baixa, mercado aquecido

Com valores de taxas abaixo do normal, a tendência é que o interesse por comprar bens duráveis aumente e o dinheiro circule.

Afinal, o dinheiro investido em bens como os imóveis, a sua rentabilidade será maior a longo prazo, se comparada aos investimentos bancários conhecidos.

Em momentos como esse, deixar o dinheiro parado nos bancos não é um bom negócio, pois a rentabilidade será muito abaixo da planejada inicialmente pelo investidor.

Este reaquecimento do setor imobiliário, que vem ganhando mais força ao longo dos últimos meses.  Trouxe ao mercado uma quantidade expressiva de novos empreendimentos para os mais variados públicos.

Tal fator se destaca pela procura de novos imóveis por famílias que decidiram encontrar lugares mais confortáveis para viver. 

Depois dos meses de isolamento social, cansadas dos lugares onde vivem, estas famílias passaram a priorizar imóveis que ofereçam conforto e mais qualidade de vida.

Cada família busca apartamentos em bairros diferentes ou em metragens maiores do que a casa atual,  priorizando a qualidade de vida.

Neste meio também há espaço para quem mora sozinho e busca trazer mais praticidade e conforto ao dia a dia.

Investimento do Momento

No rastro destes públicos tão variados, investidores se interessaram ainda mais pelo mercado imobiliário, pensando no retorno financeiro que virão a ter nos próximos anos.

Almejando um bom lucro a longo prazo, estes investidores contribuem para o aquecimento do mercado.  Diversificam seu investimento e adquirem unidades das mais variadas plantas e estilos.

E graças a esse giro maior de compra e venda no mercado de imóveis há a valorização natural dos empreendimentos.

O momento é propício para a compra de imóveis. Seja para investir ou morar, a taxa Selic aguça os sentidos de quem deseja um novo apartamento ou uma nova casa.

Quer conhecer ótimas opções de empreendimentos para comprar aproveitando a baixa da selic? Acesse o site da ImovelK e fique por dentro dos melhores lançamentos do Brasil.

Descubra os melhores empreendimentos para investir ou morar. Acompanhe as dicas mensais do nosso blog