9 de dezembro de 2019


Conheça Pinheiros um dos bairros mais antigos de São Paulo

Por: Juliana Mara
Colaboração: Karol Oliveira

 

Referência de arte design e cultura, Pinheiros transita entre o antigo ao moderno sem perder a essência

Quem vê as suas ruas arborizadas e tranquilas, com ares de interior, muitas vezes, não sabe que bairro de Pinheiros, borbulha numa mistura de cultura, arte, design e música.

 

Considerado um dos bairros mais antigos de São Paulo, está localizado na zona oeste, ao lado do Rio Pinheiros. Começou a ser povoado pelos índios por volta de 1560. Os índios, por sua vez povoaram a região onde hoje é o Largo da Batata.

 

Sua urbanização começou por volta de 1750 com o início das obras de construção da Igreja Nossa Senhora de Monte Serrat.

 

Aos poucos, o bairro que conhecemos hoje como Pinheiros, foi ganhando forma, durante o ciclo do café no final do século XIX e início do século XX. Nesta época, a região ganhou o mercado Municipal de Pinheiros, próximo ao Largo da Batata que ficou conhecido por “mercado dos caipiras”.

 

Um lugar que recebia agricultores do interior de São Paulo, que chegavam à cidade através da estrada Sorocabana e a de Cotia, para visitar o mercado de modo a oferecer e vender as suas produções. Assim, muitos viajantes acabaram criando raízes na capital e fizeram de pinheiros o seu lar.

Conheça os nossos empreendimentos em Pinheiros, clique aqui

Por que o bairro se chama Pinheiros?

 

Não há um consenso de como ele ganhou esse nome, porém, há duas histórias aceitas para justificar como ficou conhecido.

 

Existem alguns relatos que na região havia muitas araucárias e, por esse motivo, ficou conhecido como o Bosque dos Pinheiros. Segundo documentos da época, havia até uma multa para quem ousasse cortar alguma dessas árvores.

 

Contudo, a história relacionada ao nome do bairro, está na pronúncia errada de uma palavra indígena que designava a planície do rio como Pi-iêrê, que significa aquele que “derrama”, se referindo a área que alaga na temporada de chuvas. Independente da origem do nome sabemos que Pinheiros é um lugar com muita história.

 

Com ares de interior, a modernidade cosmopolita

 

Sempre muito hospitaleira, a região foi ganhando os contornos que conhecemos hoje. Com características acentuadas de uma cidade do interior, ruas arborizadas e muito verde preservado. Pinheiros não parou no tempo, cada dia mais moderno, mas, não deixou de preservar os traços da sua história.

 

Os antigos casarões se transformaram em galerias de arte, escolas de música e hoje abrigam todos os tipos de lojas conceituais além de bares bistrôs e cafés.

 

Vizinho da Vila Madalena, os bairros se confundem na sua estrutura, quem mora por lá, se orgulha das suas ruas e vielas que vem se tornando cada vez mais, um espaço frequentado por pessoas antenadas. Morar em Pinheiros é viver um pouco da história de São Paulo.

 

Pinheiros como a gente conhece hoje

 

A população aumentou, o bairro se expandiu, sem deixar de acompanhar os avanços tecnológicos de cada época. Hoje possui infraestrutura impecável, é um ponto de referência moderno e contemporâneo e em meio a toda essa tranquilidade, foram surgindo imponentes construções para suprir a demanda da vida moderna.

 

O que não impediu do bairro evoluir, sem perder a sua essência.

 

Pinheiros possui ruas que se tornaram verdadeiros pontos de referência e de encontro. Rua Cardeal Arco Verde, possui muitas lojas especializadas em instrumentos musicais e equipamentos de som.

 

Por sua vez, a Praça Benedito Calixto, abriga todos os sábados a tradicional Feira da Praça, que existe desde 1987, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades, da gastronomia local. Há também Rua dos Pinheiros, há uma grande oferta de bares, lanchonetes e restaurantes com gastronomia de todas as partes do mundo.

 

Acredito que não haja mais motivos para duvidar que o bairro de Pinheiros é um lugar bacana para se morar, mas para não deixar nem um restinho de dúvida, confira mais alguns deles para amar viver em Pinheiros.

 

Conheça os nossos empreendimentos em Pinheiros, clique aqui

 

Arte e Cultura

 

A miscelânea cultural sempre esteve presente no bairro. São dezenas de espaços dedicados a todo tipo arte, espalhados por Pinheiros. O Instituto Tomie Ohtake, é um espaço que foi especialmente projetado para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.

 

O Centro Cultural Rio Verde, hoje rebatizado como Estrella Galicia Estação Rio Verde, foi concebido para ser um espaço de experimentação artística, com infraestrutura para produção de shows, eventos, ensaios, é uma incubadora de novos talentos.

 

O b_arco é um centro cultural contemporâneo. Um espaço que une educação e arte criado para transmitir e aprofundar conhecimento, desenvolvendo pesquisas e produzindo conteúdo nas mais diversas formas de expressão cultural.

 

Espaços verdes, muito verde!

 

Espaços verdes é o que não faltam em Pinheiros, são muitas praças e parques espalhados pelo bairro. Como a Praça Pôr do Sol, quem conhece afirma que de lá é possível apreciar o pôr do sol mais bonito de São Paulo.

 

A praça é um ótimo lugar para passear, meditar, fazer um piquenique, tocar violão e curtir o fim de tarde. É considerada ponto de encontro de pessoas de diversas idades e de diversas tribos.

 

Já o Parque Vila Lobos, é o lugar preferido de quem gosta de praticar esportes, com opções de divertimento (aluguel de bicicletas e patins), além de quadras e um bom espaço verde cercado de árvores, para fazer um piquenique e passar um dia agradável ao lado da família e amigos. Excelente lugar para levar seu bichinho de estimação.

 

Variedade Gastronômica

 

Para quem gosta de uma boa gastronomia o bairro é um prato cheio. Há centenas de estabelecimentos que oferecem os mais variados tipos de comidas. Desde nomes renomados como o Arturito, que tem o menu assinado pela renomada chef de cozinha de Paolla Carrosella.

 

Já se o seu negócio é uma boa degustação de cerveja o destaque fica para a Cervejaria Nacional, conhecido por ser um dos endereços mais antigos da cidade a produzir o próprio chope. Os cinco chopes fixos são conhecidos da clientela: pilsen, weiss, india pale ale, amber ale e stout.vale a pena conferir.

 

Se você é mais eclético e gosta de decidir o que vai comer na hora, uma boa opção é dar um pulo na Rua dos Pinheiros você encontra de comida oriental a Brasileira, há possibilidade de viajar o mundo. Por lá, você encontra restaurantes árabes, mexicanos, japonês, além de pizzarias, hamburguerias, e muito mais.

 

Você é da turma que gosta de um café com pingado, tradicional dos paulistanos? Pinheiros tem padarias espalhadas por quase todas as esquinas.

Conheça os nossos empreendimentos em Pinheiros, clique aqui

Vida Noturna

Com a Vila Madalena o espaço abriga dezenas de bares e casas de shows, a poucos passos de distância. Não importa o seu estilo, o bairro oferece opções de divertimento para todos os públicos.

 

Se você gosta de jazz, o Jazz nos Fundos é uma opção, já se a sua pegada é samba, O Carioca Club e o Bar Mangueira, podem entrar na sua lista. Forró? Rock? Encontramos por lá também. Independente de um happy hour com os amigos, ou uma balada. Em Pinheiros você pode encontrar um espaço para cada ocasião.

 

Portanto, quem vive, mora ou trabalha por lá, sabe que será sempre bem recebido, um espaço democrático, cheio de vida.

 

Se interessou em morar em Pinheiros? Conheça os nossos empreendimentos em Pinheiros , clique aqui

Fique de olho no blog e acompanhe a série destrinchando…

 

Veja também:

Cuidado Moema pode fazer sua cabeça 

O segredo do Tatuapé está no forno

O Tatuapé respira movimento e dorme com os olhos bem abertos

 Vila Olímpia o Vale do Silício Brasileiro