29 de abril de 2020


Morumbi: natureza e futebol unidos como símbolo da cidade de São Paulo

por Karol Oliveira

Um dos lugares mais desejados da cidade, possui mais de 142 mil m² de mata atlântica preservada, guarda riquezas históricas e é palco de uma das maiores paixões dos brasileiros

Uma fazenda chamada Morumbi, onde se plantava chá, dentro de uma região afastada do centro. Esta era a realidade do bairro que hoje é símbolo da sofisticação na cidade. Não por acaso, a primeira casa do Morumbi foi projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, a artista que projetou o MASP, grande cartão postal de São Paulo. 

A casa de vidro, construída em 1951, virou referência arquitetônica no país e, atualmente, guarda um dos acervos mais importantes da cultura brasileira.

 

O  Morumbi é Zona Sul ou Zona Oeste?

Apesar do bairro estar localizado no subdistrito do Butantã, o bairro do Morumbi é popularmente conhecido como um dos membros mais sofisticados da Zona Sul.

Exemplo de conservação da mata atlântica, oferece aos seus mais de 46 mil habitantes, áreas importantes de conservação da natureza.

São dois parques presentes no bairro, sendo o Parque Alfredo Volpi, um dos lugares mais significativos da região.

 

São 142 mil metros quadrados de mata atlântica preservada e mais de 110 espécies de pássaros que moram e cantam por lá.

Oásis de verde dado de presente aos moradores que sentem a sensação de viver fora da cidade. Ambientes para fazer piquenique, trilhas para a caminhada e um respiro profundo em meio a natureza.

Conheça agora  os nossos melhores imóveis no Morumbi

 

Morumbi é um bairro referência

Além de ser um bairro recheado de casarões imponentes e condomínios de luxo, o lugar também abriga o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado, localizado na principal avenida do bairro, a Avenida Morumbi.

 

Cortado pela Av. Morumbi, o bairro oferece acesso à Av. Giovanni Gronchi, à Marginal Pinheiros, além da Ponte do Panamby.

Futuramente, os melhores acessos ao bairro poderão ser realizados por meio do monotrilho, a futura Linha ouro do metrô que possui previsão de entrega para o ano de 2022.

Contudo, a região oferece grandes volume projetos importantes, como a construção da Ponte Itapaiúna, pensada para aliviar o trânsito na região.

Não por acaso, o bairro ocupa a 13º posição da capital paulista com um dos Índices de Desenvolvimento Humano mais elevados de São Paulo.

 

Outro destaque do Morumbi está na diversidade de serviços e gastronomia com nada mais do que dois Shoppings instalados ou próximos ao bairro, como o Shopping Jardim Sul e o Morumbi Shopping, este último localizado na Av. Roque Petroni.

Centros de referência da capital paulista em saúde e educação também estão instalados no bairro como o Hospital Albert Einstein e o Colégio Pio XII.

 

Dois terços dos moradores do Morumbi cabem no Estádio

Entretanto, a quantidade de torcedores do São Paulo Futebol Clube que habitam a capital paulista poderia lotar 35,3 vezes o Estádio do Morumbi.

Os 23% de torcedores do clube paulistano que moram na cidade de São Paulo, vivem no bairro. Não por acaso, o time de futebol foi vitorioso no primeiro jogo do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, inaugurado em 1960. Desde então, o lugar guarda não somente a história do clube de futebol paulistano, mas a emoção que o futebol proporciona para os grandes corações apaixonados pelo bairro.

 

Gostou? Conheça os nossos empreendimentos no Morumbi, clique aqui

Fique de olho no blog e acompanhe a série destrinchando…

 

Veja também:

Perdizes: uma origem barulhenta no coração de São Paulo

Conheça Pinheiros: um dos bairros mais antigos de São Paulo

Por que a Vila Olímpia é o Vale do Silício brasileiro?

O segredo do Tatuapé está no forno

O Tatuapé respira movimento e dorme com os olhos bem abertos

Cuidado: Moema pode fazer sua cabeça